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Como conseguir mais alunos? Dicas de marketing para aumentar as vendas de cursos presenciais ou online

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De fato, os desafios das instituições de ensino vão muito além de trabalhar com educação. Aqui, o que estamos querendo dizer é que geralmente as escolas, faculdades e universidades enfrentam o desafio de conseguir mais alunos, a fim de não deixarem o barco afundar em um mercado cada vez mais competitivo. Mas a boa notícia é que o dilema pode ser resolvido com estratégias certeiras.

Por exemplo, existem uma infinidade de ferramentas de marketing que além de divulgar os cursos, ainda podem tornar a instituição como uma referência. Além de, claro, vender mais cursos.

Por isso, no post de hoje separamos dicas valiosas para que você conquiste cada vez mais alunos, e comece agora mesmo a melhorar os resultados da sua instituição. Bora conferir com a gente?

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Mas antes, vamos dar uma olhadinha no setor de ensino no Brasil

Primeiramente, olha só que bacana: segundo dados divulgados pelo Inep, a cada quatro estudantes de graduação no Brasil, três frequentam instituições privadas. Portanto, a maior parte das matrículas, assim como as melhores oportunidades de crescimento estão nas instituições privadas.

Além disso, precisamos considerar também a tendência do ensino à distância. Afinal de contas, a pandemia acelerou o que já estava acontecendo nos anos anteriores: o crescimento do uso da tecnologia na aprendizagem. Por exemplo, de 2009 a 2019 a modalidade EAD saltou de cerca de 330 mil estudantes, para mais de 1 milhão e meio. Ou seja, houve um crescimento de 378,9% no número de alunos ingressantes.

Aliás, o modelo de cursos remotos vem ganhando cada vez mais destaque desde o início da pandemia. Sobretudo, devido ao fechamento dos portões das instituições, mas também por conta da comodidade e preço acessível que a modalidade EAD oferece.

Embora em escala menor, o número de ingressantes em cursos presenciais também apresentou um crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período analisado.

O que esperar para o futuro do setor?

Portanto, seja para cursos presenciais ou online, a tendência é que a procura continue cada vez maior. Afinal de contas, a maioria das pessoas estão em uma busca constante de aprimorar conhecimentos e se especializar em determinada área de atuação.

Em especial com o cenário de instabilidade após a pandemia, o ensino superior, cursos técnicos e outros programas de aprendizagem se tornaram uma alternativa. Tanto para aqueles que buscam garantir o emprego, como para quem precisa se recolocar ou mudar de nível na carreira. 

Em outras palavras, muita gente está disposta a começar um curso, e as instituições que não estiverem preparadas para ofertá-los, perderão oportunidades valiosas de aumentar o número de matrículas.

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Desafios das instituições de ensino

A saber, quando olhamos para os desafios enfrentados pelas instituições no setor de educação, um deles com certeza foi a adaptação aos meios digitais. Afinal, com a transformação digital muitos processos foram automatizados e migraram para o online, deixando a papelada esquecida no fundo da gaveta.

Então, vale destacar os principais desafios que surgiram com a digitalização, e que se intensificaram com a chegada da pandemia.

  • Ensino à distância: 

Embora esse modelo tenha sido uma grande oportunidade para as instituições conquistarem mais alunos, muitas ainda não estavam preparadas para oferecer esse modelo de ensino. Portanto, tiveram que correr atrás do prejuízo para sobreviver.

Afinal de contas, o EAD exige o uso de plataformas, ferramentas para transmissão e uma série de outros desafios técnicos. Também é preciso que os professores e alunos estejam adaptados às novas formas de interagir, submeter materiais, adquirir e avaliar o conteúdo.

  • Realizar follow up: 

Além disso, muitas escolas e universidades têm dificuldade em construir um relacionamento com os potenciais alunos, a partir do momento que o lead demonstra interesse em determinado curso. 

Por exemplo, por não ter um fluxo de automação de marketing ativo, muitas vezes a instituição perde a oportunidade de convencer esse aluno a efetuar a matrícula. Ou ainda, de oferecer um curso relacionado àquele que ele pesquisou, mas não achou adequado.

  • Atendimento personalizado: 

Falando em automação, outro desafio que as instituições enfrentam, é sobre prestar um atendimento satisfatório aos potenciais alunos. Aliás, pasmem, mas ainda muitas delas sequer usam o WhatsApp Business a seu favor. 

Então, logicamente será um desafio e tanto atender todas as pessoas que entram em contato através da ferramenta, que hoje já faz parte do dia a dia do brasileiro. Afinal, não basta retornar às mensagens de forma pontual e eficiente, mas prestar um atendimento personalizado, com base no que aquele consumidor especificamente quer.

Aqui, um trabalho de qualificação desse lead é essencial. Ou seja, saber de onde ele veio, o que buscou anteriormente e qual o motivo do contato antes mesmo de iniciar a conversa fará toda a diferença no atendimento. Hoje, isso é totalmente possível através das ferramentas de automação de marketing, como o RD Station. 

  • Acertar na divulgação dos cursos: 

Tudo bem… Temos que admitir que algumas instituições até se esforçam em criar ações para divulgar seus cursos. No entanto, geralmente elas se limitam a “impulsionar” postagens nas redes sociais: e apenas com isso é quase impossível atingir o público ideal. Ou seja, aqueles alunos que realmente estão interessados nos cursos oferecidos pela instituição.

Portanto, o objetivo de uma boa estratégia de Ads é otimizar os recursos, para promover os cursos para aqueles consumidores que têm uma real probabilidade de se inscrever.

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Comportamento dos potenciais alunos

De acordo com a segunda edição do estudo “State Of Search Brazil”, 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de fazer uma compra. E com as instituições de ensino não é diferente! 

Afinal de contas, escolher o curso ideal não é uma tarefa fácil. Além de ser uma decisão difícil por causa da variedade de opções, o trabalho exige muita pesquisa. Então, várias pessoas usam o Google e outros buscadores para procurar os cursos, e durante o processo podem encontrar a instituição. Aliás, a etapa de pesquisa tem um poder imenso na jornada de compra do lead.

Portanto, trabalhar bem a presença digital da empresa é essencial para aumentar a percepção de valor dos potenciais alunos, sobretudo por meio das avaliações, comentários e redes sociais. Além disso, geralmente os alunos buscam por informações do negócio. Por exemplo, através do Google My Business ele encontra a localização, horários de funcionamento, avaliações e fotografias da instituição.

E então, como está sua presença no Google? Quando o aluno pesquisar sobre o assunto do curso, ele irá encontrar você? Primeiramente, é preciso estar preparado para um bom desempenho nesse que é o primeiro passo da jornada!

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Quais estratégias usar para conseguir mais alunos? 

No entanto, existem várias outras estratégias que vão muito além do Google. Então, veja a seguir algumas dicas de como conseguir mais alunos:

Use as redes sociais a seu favor

Uma estratégia fundamental é a instituição usar as redes sociais a seu favor.  Mas não basta apenas criar uma página e publicar um post a cada 2 meses. É preciso criar conteúdo rico, de forma constante e coerente com a imagem da empresa. 

Aqui, é imprescindível trabalhar com o Marketing de Conteúdo, identificando as palavras-chaves para as quais a instituição deve aparecer e planejando o conteúdo que será desenvolvido e postado ao longo do ano. Só assim as redes sociais serão usadas de uma forma inteligente, para que a instituição se aproxime dos alunos e se posicione como referência naquele tipo de conteúdo (e curso).

Também, vale lembrar que cada rede social tem uma linguagem e dinâmica diferente. Portanto, não esqueça de planejar e adequar o conteúdo para cada meio de comunicação.

Então, as principais vantagens de usar as redes sociais para a instituição, são:

  • Consolida a empresa no mercado;
  • Atinge um número maior de pessoas interessadas;
  • Permite engajamento com os alunos;
  • Aumenta o tráfego para o site ou blog;
  • E permite divulgar cursos, eventos e abertura de turmas.

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Blog posts como forma de conseguir mais alunos

Sem dúvida, ter um blog ativo e com conteúdo de qualidade é uma estratégia excelente para fazer com que a instituição se torne uma referência no tema do curso que quer promover.  

Por exemplo, se a instituição tem cursos sobre vendas e negócios, conteúdos como “Dicas de vendas para potencializar o negócio” com certeza seria uma boa alternativa. Ou ainda, para um curso de especialização para líderes, falar das Competências essenciais para o Líder do Futuro e aí falar dos tópicos abordados no curso.

Dessa forma, o blog ajuda a instituição a aparecer melhor nos buscadores, se torna um meio de referência para as pessoas no momento de buscas. E, ainda, conquista potenciais clientes que estejam interessados em ingressar na instituição.

Invista em anúncios pagos

De fato, os anúncios pagos são excelentes estratégias para chamar a atenção e atrair o público para a instituição. Por exemplo, através do Google Ads ou Facebook Ads é possível atingir um segmento específico de público e conseguir mais alunos.

Mas, não basta colocar dinheiro e esperar os resultados virem. Aqui na Farmer, trabalhamos com várias instituições de ensino e costumamos desenvolver Landing Pages específicas para cada curso que queremos promover. Além disso, é preciso ter muito claro o perfil de cada público, definir o Lead Score e as palavras-chaves mais estratégicas. Enfim, uma estratégia de Ads é imprescindível para economizar tempo e dinheiro.

Além disso, os anúncios também são importantes para convencer os alunos que ainda não estão preparados ou decididos a iniciar o curso. Assim, é possível criar campanhas de remarketing, a fim de que os anúncios apareçam para aquelas pessoas que pesquisaram e visitaram páginas sobre os cursos. Ou seja, a marca estará sempre presente na mente do aluno em potencial, até que ele decida que é o momento certo de fazer a matrícula.

Em outras palavras, os principais benefícios dos anúncios pagos, são:

  • Aumenta a visibilidade do negócio;
  • Melhora o tráfego para o site;
  • E permite segmentação para conquistar o público ideal;
  • Aumenta a lembrança da marca na mente do consumidor.

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E não esqueça do e-mail marketing!

Com certeza, uma das principais estratégias para conseguir mais alunos é o e-mail marketing. Além de possibilitar uma troca de informações constante entre a instituição e o aluno, a ferramenta também permite enviar campanhas segmentadas. Ou seja, de acordo com o interesse específico.

Por exemplo, um aluno que se interessa pelo tema de Sustentabilidade, não precisa receber conteúdos do curso de RH. Aliás, a época de “enviar tudo para todos” já passou, hein? Hoje, as instituições de ensino que querem performar bem precisam ter um CRM implementado e integrado com uma ferramenta de automação de marketing.

Assim, a empresa pode usar o e-mail marketing para:

  • Oferecer descontos;
  • Divulgar cursos gratuitos;
  • Alertar sobre abertura de turmas;
  • E promover eventos realizados pela instituição. 

Também é preciso usar o e-mail marketing em fluxos de automação de marketing para executar ações automáticas e constantes. Aliás, isso significa economia de tempo e recursos! Por exemplo, você pode enviar um e-mail automático dois dias depois que a pessoa baixou um e-book grátis ou outro material rico. 

Assim, você cria um relacionamento com o lead, reforça o nome da instituição e ainda tem maiores chances daquela pessoa se tornar um aluno.

Ou seja, com o e-mail você:

  • Melhora o reconhecimento da marca;
  • Vende mais cursos;
  • Otimiza tempo e orçamento;
  • Possui métrica de acompanhamento;
  • E fideliza o aluno.

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Quer conquistar mais alunos? A gente te ajuda nessa missão!

Embora todas essas dicas sejam bastante práticas e fáceis de serem aplicadas, a gente sabe que geralmente é um desafio e tanto botar a mão na massa e fazer acontecer. Afinal, seja por falta de tempo, conhecimento das ferramentas ou até mesmo orçamento apertado, usar o marketing para conseguir mais alunos acaba ficando de lado.

Mas não se esqueça que essa é a forma mais eficiente, assertiva e com excelente retorno sobre o investimento para conseguir mais alunos para sua instituição. Por isso, aqui na Farmer nós temos uma consultoria de marketing exclusiva para as empresas que atuam no setor de ensino. Inclusive, temos vasta experiência adquirida por anos trabalhando consultoria de marketing digital para clientes desse setor!

Assim, te ajudamos a vender mais cursos e fidelizar os alunos através das estratégias mais adequadas para a realidade da sua empresa. Aqui levamos em consideração o orçamento disponível, as metas desejadas, e a partir disso criamos um planejamento personalizado para alcançar os objetivos de curto ou longo prazo da instituição. Então, clique aqui para agendar uma reunião com a Farmer agora mesmo!

Maria Camila da Rocha

Estudante de Publicidade e Propaganda apaixonada por Marketing de Conteúdo. Social Media nas horas vagas, que curte bons livros, adora escrever, fazer planejamentos e tomar café.

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